Sobre nós

A PROSA é uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento e implementação de projetos inovadores que atua há mais de 07 anos em parceria com a iniciativa privada, governo, universidades e organizações da sociedade civil.

Nossa atuação se fundamenta na credibilidade de inovação contando com equipe interdisciplinar e articulada com os meios profissional, acadêmico e socioambiental.

Preocupada com o processo de inovação é parceira do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB) pelo qual estabelece cooperação com institutos e laboratórios de pesquisa para o desenvolvimento de metodologias e produtos de aplicabilidade comercial. A empresa foca também nas áreas de pesquisa socioambiental planejando soluções que envolvem desenvolvimento econômico em harmonia com a sociedade.

Em sua atuação promove soluções viáveis ao desenvolvimento sustentável com criatividade, capacidade técnica e experiência no planejamento e implementação de ações participativas e/ou colaborativas. Os profissionais da PROSA atuam nesse conceito dedicados à construção de soluções fundamentadas no envolvimento da sociedade.

A PROSA

Consultoria em Projetos Socioambientais

A PROSA nasceu da articulação entre o interesse e expectativas de profissionais liberais e da academia na busca de soluções inovadoras aliando conhecimento especializado e experiência em projetos de pesquisa e inovação e tecnologia socioambiental.

Nossa missão

Promover o desenvolvimento sustentável a partir de soluções inovadoras, por meio da pesquisa e estudo, com a finalidade de reduzir os impactos socioambientais valorizando a sociobiodiversidade.

Nossa visão

Tornar-se referência nacional como empresa de pesquisa e inovação para o alcance do desenvolvimento sustentável.

Equipe PROSA

O perfil dos profissionais da PROSA tem como característica principal a flexibilidade para compreender e assimilar novos conceitos com a finalidade de produzir informação a partir das experiências desenvolvidas em sua atuação.

Seus profissionais possuem experiência de atuação na pesquisa ambiental, no uso sustentável de recursos naturais e em processos participativos com povos e comunidades tradicionais na Amazônia. O exercício de interdisciplinaridade promove soluções integradas e inovadoras.

Wesley Pacheco

Diretor Executivo da PROSA

Bacharel em Química pela Universidade de Brasília (2008), Licenciado em Química pela Universidade de Brasília (2009), Especialização em Geoprocessamento pela Universidade de Brasília (2010) e mestrado em Geologia pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é Diretor Executivo da PROSA – Consultoria em Projetos Socioambientais e colaborador do Laboratório de Estudos Geocronológicos, Geodinâmicos e Ambientais no qual desenvolve seu tema de pesquisa voltado à hidrologia isotópica com ênfase em águas subterrâneas no programa de doutoramento da Pós-Graduação em Geologia do Instituto de Geociências. Tem experiência na área de Geociências com atuação nas Divisões de Levantamento da Diretoria de Serviço Geográfico e no Centro de Inteligência do Exército Brasileiro e, na agenda socioambiental, com atuação na agência de Cooperação Técnica Alemã ? GIZ e posteriormente no terceiro setor na Amazon Conservation Team – ACT. Possui 20 anos de atuação no bioma amazônico com desenvolvimento da agenda sociambiental a partir da captação de recursos para projetos de etnodesenvolvimento e gestão de projetos nas diversas temáticas voltadas à sustentabilidade territorial.

wesley@prosa.eco.br

http://lattes.cnpq.br/7305786223955709

Ana Catarina Moura

Pesquisadora em Geologia da PROSA

Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2004), Geóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e mestrado (2012) e doutorado (2017) em Geologia Regional pela Universidade de Brasília, trabalhou com Licenciamento Ambiental e Geologia Marinha de 2003 a 2010 no estado do Rio Grande do Norte e se dedicou a pesquisas acadêmicas na area de neotectônica e geocronologia até 2017.

anacatarina@prosa.eco.br

http://lattes.cnpq.br/4962192381387890

Klaus Castro Ferreira

Pesquisador em Geologia da PROSA

Geólogo pela Universidade de Brasília (2013) e Especialista em Tratamento de Minério pela Universidade Federal de Goiás (2017), trabalhou em desenvolvimento de projetos de pesquisa e extração sustentável de recursos minerais de 2013 até 2019.

klaus@prosa.eco.br

http://lattes.cnpq.br/4065992457208977

Luís Henrique Manicini

Pesquisador em Recursos Hídricos da PROSA

Graduado em Física (1993) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-RC), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP-RC, pós-graduação, esta, vinculada ao curso de Geologia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro. Foi professor do ensino médio da rede pública de ensino do estado de São Paulo, na disciplina de física. Foi o responsável técnico pelo Laboratório de Isótopos Estáveis (LIESP) do Centro de Pesquisas Geocronológicas (CPGeo) do Instituto de Geociências (IG) da Universidade de São Paulo (USP), assumindo o cargo de técnico de nível superior (2003 a 2009). A partir de 2009 é pesquisador colaborador da Universidade de Brasília, atuante no Laboratório de Isótopos Estáveis, dentro da estrutura do Laboratório de Estudos Geocronológicos, Geodinâmicos e Ambientais do Instituto de Geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, Hidrogeologia, Geoquímica e Geoquímica isotópica.

lmancini@prosa.eco.br

http://lattes.cnpq.br/8559651747547173

Gustavio Garcia Teodoro

Pesquisador em Agronomia da Prosa

Engenheiro Agrônomo pelo Centro Universitário de Araxá- UNIARAXÁ (2019), Assistente Administrativo pelo SENAI Araxá (2014), Classificador e Degustador de Café pelo SENAR (2020), autor do livro Produtividade da Brachiaria Brizantha consorciada com Estilosantes Campo Grande, cursando especialização  em Cafeicultura pela (UFV), produtor de café desde 2015, pretende desenvolver projetos socioambientais e a prática da agricultura de baixo impacto.

gustavio@prosa.eco.br

http://lattes.cnpq.br/7900228645819072

Stéphanie Birrer

Pesquisadora em Gestão Ambiental da PROSA

Bacharel em Gestão Ambiental pela Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2011) e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2016).Tem experiência em projetos voltados à sociobiodiversidade na Amazônia.

stephanie@prosa.eco.br

http://lattes.cnpq.br/7900228645819072

Tayná Messinetti

Pesquisadora em Arquitetura e Urbanismo da PROSA

Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013) e designer de interiores (ETEC GV-2005). Tem experiência em projetos e estudos de mobilidade ativa e projetos arquitetônicos residenciais e comerciais.

tayna@prosa.eco.br

http://lattes.cnpq.br/0360990745603422

Andreza Bortolusci

Auxiliar Administrativa

Experiência em suporte na área de gestão da empresa, com foco na administração financeira, processos operacionais e logística. Responsável pelo gerenciamento das tarefas de rotinas essenciais ao funcionamento da organização, como emissão de documentos, atualização de cadastro e atendimento a fornecedores e clientes.

andreza@prosa.eco.br