Formação de Guardaparques

A formação de Guardaparques á uma das ações de fortalecimento do capital social que a PROSA acredita ser um caminho para a conservação da natureza. Em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia, a PROSA tem realizado algumas edições deste curso.

Recentemente em processo de seleção do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), em parceria com a Associação Indígena Akanemã formamos mais 27 novos Guardaparques na região da cidade de Altamira. O projeto foi de autonomia da Akanemã na qual a PROSA entrou como executora da ação. O projeto beneficiou três etnias: Xypaya, Arara e Kuruaya.

A PROSA visa investir energia nestas ações principalmente pelos resultados que alcança quando provoca a sinergia entre os diversos atores locais.

1ª Formação de Guardaparques Indígenas da Região de Altamira.

Em processo de seleção do PDRSX, a PROSA desenvolveu junto às etnias Xypaya, Arara e Kuruaya, a 1ra Formação de Agentes Ambientais da região de Altamira seguindo metodologia já monitorada pela Federação Internacional de Guardaparques (FIG). A ação se desenvolveu durante os meses de julho, agosto, setembro e outubro. Nesta primeira edição a PROSA contando com diversos parceiros locais, Akanemã, Icmbio, Ibama, Funai, Unyleya, Sema, Corpo de Bombeiros, Ufpa, Uepa, realizou no período de 10 a 30 de setembro a formação de mais 27 Guardaparques, indígenas representantes dos povos indígenas Xypaya, Arara e Kuruaya.

A formação teve o propósito fundamental de promover a sinergia local para que indígenas, gestores públicos, organizações da sociedade civil e iniciativa privada pudessem fortalecer laços para cooperação em tratar os problemas que envolvem as terras indígenas da região. Além da sinergia formada diversos temas foram tratados com os indígenas organizados nos seguintes módulos:

  1. Conservação dos Valores Naturais e Culturais
  2. Gestão de Áreas Protegidas
  3. Legislação Ambiental Brasileira
  4. Geoprocessamento
  5. Relacionamento Humano
  6. Primeiros Socorros
  7. Combate e Manejo do Fogo
  8. Uso Público
  9. Comunicação sobre Áreas Protegidas
  10. Vigilância Territorial Indígena

Para a realização dos 10 módulos foram tratados 32 temas, abordados por representantes das organizações parceiras do curso. A propositura e implementação do projeto se deu pela Associação Akanemã, sendo a Prosa executora do projeto.

A formação de Guardaparques desenvolvida pela Prosa é uma ação de interesse para povos e comunidades tradicionais que busca formar educadores da conservação que atuam pela compreensão da importância do meio ambiente e principalmente pela formação de uma rede de comunicação que visa estreitar laços e reduzir conflitos. Este tipo de ação contribui muito pela melhoria da relação entre distintas categorias de povos e comunidades tradicionais, pois busca por meio da formação de rede de interação pela conservação uma visão comum de entender o território. A aplicação desta formação ajuda muito em situações de regiões que estão por processos de implementação de empreendimentos que afetam direto ou indiretamente povos e comunidades tradicionais.

Conheça mais sobre a realização da 1Formação de Guardaparques Indígenas:

Formação em parceria com a Associação Indígena Xipaya e Kuruaya da aldeia Kujubim