Parecer técnico sobre avaliação de ensaios realizados para determinação de densidade in situ de minério e estéril

Este Parecer Técnico atende ao pedido de compra 23027, de 5 de julho de 2018, emitido pela Itafos Arraias Mineração e Fertilizantes S.A. solicitando Elaboração de Parecer Técnico sobre Avaliação de Ensaios para Determinação de Densidade in situ de Minério e Estéril. Para tanto, a Prosa Consultoria em Projetos Socioambientais designou uma equipe para realizar estudos e elaborar o Parecer solicitado, a saber:

  • Ana Catarina de Almeida Moura, Geóloga
  • Luís Henrique Mancini, Físico
  • Wesley Luís Pacheco, Químico
  • Felipe Valença de Oliveira, Geólogo
  • Ana Carla de Carvalho Cota, Engenheira Geóloga
  • Igor Matos Pereira, Auxiliar de campo

Metodologia

A metodologia utilizada neste estudo segue normas ABNT NBR 7185/2016, para determinação de massa específica in situ com emprego do frasco de areia e ABNT NBR 16097/2012, para determinação do teor de umidade da amostra coletada.

Para obtenção de máximo rigor técnico na execução do ensaio de densidade, foram adquiridos os materiais especificados pela NBR 7185/2016.

Para efeito de comparação auxiliamos uma equipe de funcionários da Itafos e executamos dois testes de densidade, replicando metodologia de Cava utilizado anteriormente, utilizando uma escavadeira e dois caminhões (CB 18 e CB 19).
Os dois testes de densidade, realizados em uma área de minério, sobre o ponto de amostragem Prosa ITF 064 e outro sobre o ponto ITF 087, em área de estéril.
Na presença de funcionários da Itafos e da Prosa Consultoria, a equipe de topografia da Itafos realizou o levantamento topográfico do terreno com o GPS Hiper V, com obtenção de dados em tempo real (RTK) antes do teste sendo seguido pela ação da escavadeira e preenchimento dos caminhões.

Após retirada do material, a cava foi mapeada novamente com o GPS para cálculo do volume retirado e os dados foram descarregados e processados pela equipe de topografia da Itafos e cedidos à equipe da Prosa Consultoria. Foi possível, então, obter a densidade do material retirado da Cava.

Objeto:

O objeto do estudo foi a Itafos Arraias Mineração e Fertilizantes S.A., localizada na rodovia GO 110, km 5,5, s/n, no município de Arraias, Tocantins. A empresa possui setores administrativo e operacional no local, assim como o depósito mineral, plantas de beneficiamento do minério e laboratórios, de forma que o produto final é produzido no local.

A região da mina, onde se dá a extração do minério, tem área atual de aproximadamente 42 ha, com sua maior cava (denominada de Domingos) na direção Leste-Oeste, com sua maior altitude em torno de 720m e atingindo uma profundidade em torno de 680m, atingindo, assim, profundidade de afloramento do lençol freático, podendo ser observados, nesta região, alguns blocos de rocha.

Resultados

A PROSA – Consultoria em Projetos Socioambientais determinou a densidade para massa seca e para massa úmida, utilizando-se do método do frasco de areia em 93 pontos distribuídos pela cava da mina de fosfato da Itafos.

Foi possível, também, garantir que o teste de umidade “speedy” é de boa precisão e facilita a obtenção para valores de umidade em campo. Nesse trabalho obteve-se uma correlação de 0,93 quando comparados os valores obtidos em campo com os valores obtidos em laboratório.